20 de agosto de 2010

Escrevendo com Angela Lago

11ª edição do Escrevendo com Escritor


A escritora e ilustradora infantil, Angela Lago, esteve no Instituto Francisca de Souza Peixoto no dia 24 de junho, durante a 11ª edição do Escrevendo com Escritor. O evento envolveu mais de 800 estudantes de escolas públicas e privadas de Cataguases que lotaram a plateia do Teatro Rosário Fusco durante todo o dia.

No primeiro momento, alunos das escolas municipais Antônio Ribeiro Barroso (IDAIC), Enedina Prata e José Soares Gonçalves, além das estaduais Guido Marlière e Coronel Vieira, participaram de um bate papo com a escritora. Na oportunidade, a curiosidade da criançada foi saciada no esclarecimento das dúvidas pela simpática Angela.

Em seguida, Eliane Gonçalves, coordenadora do PROLER de Cataguases contou, sob olhares atentos, as histórias “Sua Alteza A Divinha” e “A Casa Assombrada”, ambas de autoria da escritora convidada. A programação contou também com músicas e poesias criadas pelas crianças e apresentações do G.P.To Teatro de Bonecos com peças adaptadas pela diretora teatral Jacqueline Gouvêa do livro “Histórias para Sacudir o Esqueleto”.

Ainda pela manhã, alunos do Idaic presentearam a escritora com um exemplar da livre adaptação do livro “Muito Capeta” produzido por adolescentes supervisionados pela coordenadora da Biblioteca Temática Virgínio Rios, Miriam Silva.

A manhã foi encerrada por uma sessão de autógrafos e pausa para fotos com a escritora. Angela Lago também concedeu entrevistas para emissoras televisivas locais que cobriram o evento. A escritora diz considerar-se sempre uma criança com muita imaginação e declarou o desejo de continuar sempre desta forma. “Hoje, certamente, sairei daqui com a certeza da vontade de fazer livros cada vez melhores para este Brasil tão diverso”, disse entusiasmada pela recepção das pessoas envolvidas.

Na parte da tarde, o Teatro do Instituto ficou novamente cheio com o público formado por estudantes dos colégios particulares Florescer, Equipe e Aplicação das FIC. As escolas estaduais Coronel Vieira e Guido Marlière, além da municipal Prefeito José Esteves também estiveram presentes no segundo turno, quando a escritora conversou novamente com seus leitores e assistiu às peças teatrais do G.P.To.

O ambiente foi todo decorado com exposições de trabalhos escolares, feitos pelos próprios alunos, e que puderam ser vistos durante todo o dia. Antes de encerrar a programação, a convidada participou do projeto Memórias na Rede, mais uma iniciativa da Biblioteca Digital, esta inspirada no Museu da Pessoa.

Mais: O projeto, idealizado pela coordenadora da Biblioteca Digital Josué Inácio Peixoto, professora Andréa Toledo, é trabalhado durante todo o semestre letivo com leitura de livros escritos pelo autor convidado. A interação entre escritor e alunos, através da internet, também é uma forte característica que envolve as atividades nos meses que antecedem o encontro. Mais informações no blog http://escrevendocomescritor.blogspot.com/


Nenhum comentário: