4 de dezembro de 2006

One Laptop per child...será que emplaca?


Como na última postagem falei sobre um tema que dá muito assunto para roda de conversas resolvi continuar com um tema que tenho certeza vai dar muito que falar.
O assunto em alta agora entre os professores internautas é o One Laptop per Child (OLPC), organização sem fins lucrativos que tem como objetivo distribuir laptops a custo mínimo, cerca de US$ 100 cada, para crianças carentes. Iniciativa do MIT Media Lab que pretende desenvolver uma tecnologia que poça revolucionar a forma como educamos as crianças de todo planeta.
A idéia do OLPC foi apresentada ao governo brasileiro por ocasião do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, em janeiro de 2005. Em novembro 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu de Nicholas Negroponte o primeiro laptop funcional, e terá sido o primeiro chefe de Estado, em todo mundo, a receber este computador. Na ocasião, Negroponte anuncia que o Brasil vai fabricar os servidores que serão usados mundialmente no projeto, que tem uma demanda estimada entre 25 a 50 mil unidades nos primeiros 12 meses de operação.
Faço parte de um grupo de discussão e pelo que pude observar até agora as opiniões são bem diversas. Variam dos que acreditam na idéia passando pelos que têm opiniões reservadas até chegar aos que estão certos de que antes disto escolas de comunidades carentes necessitam de livros, cadernos, lápis, borrachas e até banheiros.
Eu como educadora high tech estou na torcida para que tudo isto se torne realidade, os laptops, os livros e os banheiros. O importante é que antes de entrarmos na torcida para que a tecnologia se agregue ao ensino posamos ser educadores que nunca perderão a esperança nas pessoas e na educação.


Informe-se:

http://wiki.laptop.org/go/OLPC_Brazil
http://www.laptop.org/index.pt_BR.html

Nenhum comentário: