27 de agosto de 2013




O Projeto Escola Animada é uma ação de formação que pretende oferecer inspirações e ferramentas para que os professores da nossa região possam se utilizar de forma simples, criativa e produtiva do audiovisual, das novas tecnologias e das mídias digitais em sala de aula e junto à comunidade local.
Uma iniciativa pedagógica construída - para e com - o professor, a partir de metodologias e dinâmicas participativas, que busca qualificar o processo de aprendizagem, que busca ampliar as relações com alunos e a comunidade local.
Uma proposta que atua na perspectiva da implantação da “Escola Integrada” e de um novo modelo de Desenvolvimento Local Sustentável para nossa região.
Uma ação de Cultura, Educação e Inovação Social.
 Abrangência
Público: o projeto tem como meta alcançar a participação de cerca de 200 professores de 10 cidades da Região da Zona da Mata de Minas Gerais.
Cidades: os professores participantes serão selecionados nas cidades de Cataguases, Descoberto, Itamarati de Minas, Leopoldina, Miraí, Miradouro, Muriaé, São Sebastião da Vargem Alegre, Fervedouro e Rosário da Limeira.

Como acontece?
Atividades Semipresenciais: os selecionados participarão de uma série de atividades, presenciais e virtuais, dentre fóruns, palestras, vivências e oficinas.
Plataforma Digital: todos os participantes estarão conectados em rede por meio de uma plataforma digital de aprendizado à distância, com total apoio de especialistas, tutorias online e material didático multimídia.
Laboratórios Locais: em cada cidade do projeto será organizada uma base local para participação nas atividades presenciais de formação.
Certificação: Ao final do curso, os professores, individualmente, estarão qualificados, com seus projetos de aula preparados para atuação em 2014.
Rede Colaborativa: os participantes estarão integrados à Rede Criativa Escola Animada, compartilhando suas experiências criativas e conhecimentos, através de uma plataforma digital colaborativa na Internet. Essa atividade será realizada no primeiro semestre letivo de 2014.
Carga Horária: os ciclos de formação terão um total de 110 horas de duração, sendo 54 horas, com atividades presenciais, e 66 horas com atividades online por meio da plataforma virtual do projeto.

Quando e onde acontece?
Duração: Ao todo, o processo terá dois meses e meio de duração. O ciclo de formação será realizado no período de 4 de outubro à 14 de dezembro de 2014.
Arenas: Serão dois encontros presenciais, cada um deles com dois dias de duração, sendo a abertura na cidade de Cataguases e o encerramento na cidade Muriaé.
Módulos Temáticos: serão realizados 4 (quatro) módulos de formação temáticas, com encontros presenciais de 3 horas de duração, quinzenais, nos Laboratórios de Trabalho Locais (LTLs) em cada cidade do projeto. Esses módulos terão ainda atividades virtuais na plataforma digital, por meio de materiais multimídias e tutorias online.

Como participar?
Para participar desse ciclo de formação, totalmente gratuito, é necessário fazer um cadastro para um processo de seleção.
É importante que o participante seja professor da rede de ensino público ou privado, em uma das cidades de abrangência do projeto e que tenha conhecimentos básicos para lidar com internet.
Clique no link abaixo para fazer sua inscrição:
http://fabricadofuturo.org.br/cadastre_se/

Quem são os realizadores e parceiros?
O Projeto Escola Animada é uma realização do Instituto Fábrica do Futuro e o Instituto Votorantim, em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.
O projeto conta ainda com apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho/ Energisa, do Instituto Cidade de Cataguases, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), do SEBRAE e diversas instituições e prefeituras municipais da região.

Cronograma Geral e Programa Temático.
Outubro
Dias 4 e 5 - Arenas Inaugurais na cidade de Cataguases
 Eixos: Comunicação e Conhecimento, Autonomia e Participação. Palestras e workshops presenciais.
Dia 19 – Módulo 1 – Eixos: Tecnologia, Redes e Cooperação
Oficina presencial nos Laboratórios locais de cada cidade.
Dia 26 - Módulo 2 – Eixos: Linguagem, possibilidade do discurso e formas de expressão.
Oficina presencial nos Laboratórios locais de cada cidade.
Novembro
Dia 09 - Módulo 3 – Eixos: Território, Escola, Cidade e Mundo
Oficina presencial nos Laboratórios locais de cada cidade.
Dia 16 – Módulo 4 – Eixo: O que queremos transformar?
Oficina presencial nos Laboratórios locais de cada cidade.
Dias 18 a 22 – Período de realização de Encontros Locais nas cidades do projeto
Dia 23 – Início do período de elaboração individual dos Projetos de Aula
Dezembro
Dia 12 - Prazo limite para entrega dos Projetos de Aula com publicação na plataforma digital.
Dias 13 e 14 – Arenas de Encerramento na cidade de Muriaé
Palestra final e workshop de mostra, avaliação e planejamento das ações em 2014 da Rede Criativa Escola Animada.

Fonte: http://fabricadofuturo.org.br/index.php?pag=29&canal=68#sthash.xD9HSvIf.dpuf

Nenhum comentário: