13 de junho de 2007

A escrita colaborativa pode ajudar no incentivo à leitura?

A escrita colaborativa pode ser utilizada como incentivo à leitura entre crianças e adolescentes. É o que se pode comprovar através do blog Escrevendo com Escritor, espaço cooperativo onde crianças de escolas públicas atendidas pelo Instituto Francisca de Souza Peixoto, escrevem com escritores. A idéia surgiu quando o primeiro escritor visitou a instituição. Em 2004 Marcelo Xavier causou euforia entre os pequenos. Nesta época ainda não utilizavam o blog, mas mesmo assim os recursos da Internet já foram úteis para conhecê-lo melhor. Antes de sua chegada as crianças foram apresentadas a sua obra e biografia, desenvolveram atividades para homenageá-lo e leram seus livros. Durante sua visita, Xavier ministrou oficinas de bonecos de massinha com a montagem de personagens que ilustram suas histórias. Um grupo de teatro, que o acompanhava, apresentou peça baseada em um dos seus livros. As crianças tiveram oportunidade de conversar com o autor descobrindo os segredos de um grande escritor e despertando interesse pelo prazer da leitura.
A partir desta experiência passa-se a convidar escritores para escrever colaborativamente antes do encontro presencial com as crianças e a programar atividades para os dias em que estão juntos. As aulas no laboratório de informática se tornaram o principal recurso utilizado no engrandecimento do projeto, e o blog foi a grande “sacada” que proporcionou a interação. Os alunos interagem durante meses com o autor, escrevendo histórias e o conhecendo através da troca de “recadinhos”, muito comum entre os blogueiros. Para finalizar o processo, se encontram e podem comentar sobre as aventuras que viveram juntos na Web. Nesta ocasião, os autores também lançam livros, distribuem autógrafos e são homenageados com peças teatrais, criadas por atores de nossa instituição, pelas professoras e pelas crianças.
Vários escritores já participaram incentivando as crianças a ler e escrever histórias e poesias. Nossos alunos estão felizes e cada vez mais apaixonados pelos livros.

Sites e blogs utilizados:

http://escrevendocomescritor.blogspot.com
www.chica.org.br
http://museudapessoa.net
www.oba.org.br
http://www.telma.com.br/
http://www.saci-perere.com/marcelo.html
http://andreatoledo.zip.net
http://escrevendocomescritor.zip.net
http://www.silviocostta.com.br/
http://www.fabricadebrinquedos.com.br/
http://www.afa.lagoadaprata.org/

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Andrea Toledo!
Sou aluna do profº Jarbas Novelino - do blog Boteco Escola. Ele nos apresentou vc como mais uma colaboradora do blog. Seja bem-vinda!!!
Gostei muito das informações sobre a escrita colaborativa, estou tendo ótimas idéias. Obrigada pela sua contribuição!
Tenho um Blog sobre o tema multiculturalismo, estou iniciando as discussões, se vc quiser aparecer por lá, também será muito bem-vinda…
Até…

Fátima Campilho disse...

Oi, Andréa
É tudo o que eu quero: alunos leitores e escritores. Estou com um bom grupo de leitores, mas ainda não é possível publicar seus textos no blog. Você sabe! Agradeço a retirada daquele comentário. Mesmo virtual,foi amiga.
Abraços.