1 de agosto de 2007

Como auxiliar seu aluno nas pesquisas na Internet?

A Internet surgiu como importante recurso para auxiliar na construção do conhecimento e realmente vem dando mostras de eficiência. Um dos recursos mais utilizados para os que ainda não se aventuram pelos caminhos da Web 2.0 são as pesquisas. Em frações de segundos sites de busca oferecem milhares de opções sobre os mais diversos assuntos. A dificuldade está em selecionar e analisar o que é apresentado e é principalmente nesta fase que a presença do professor é fundamental. Sua função é ajudar o aluno a estabelecer critérios de escolha e de seleção, não permitindo que se perca neste mar de informações impedindo assim, que sua viagem se torne improdutiva e deixe de encontrar o tesouro que há muito pode estar buscando.
O Yahoo Busca Educação criou um manual em 2005 que facilita as buscas nas pesquisas escolares. Nele você encontrará subsídios para pesquisar na Internet, formar um aluno pesquisador, além de maneiras de preparar, realizar e apresentar a pesquisa. Vale a pena consultar!
Além das pesquisas, é sempre bom ressaltar, como encontramos destacado no próprio Manual, que a Internet possibilita ao aluno participar, intervir, usar conceitos de bidirecionalidade (contidos nos hiperlinks), usar uma multiplicidade de conexões (os hipertextos), aprender através de simulações, ter autonomia na organização dos conteúdos, ter acesso a conteúdos em diversos formatos (som, texto, imagem, vídeo, etc.) e claro, participar ativamente como produtor de conhecimento utilizando-se dos recursos da Web 2.0.


Sites de busca mais utilizados:

http://www.yahoo.com.br
http://www.google.com.br

3 comentários:

Fátima Campilho disse...

Olá, Andréa
Fazendo visita aqui já que abandonou Escrevendo...
Eu ainda me perco diante de tantas informações e sem tempo para estudar! Imagine o adolescente com sua característica de que pode fazer tudo ao mesmo tempo?
Abraços.

Andrea Toledo disse...

É verdade, Fátima! Precisamos ficar espertos e principalmente dar apoio a nossos alunos. Obrigada pela visita. Em breve retomaremos o Escrevendo...

Anônimo disse...

Olá Profa. Andrea,
eu sou do Blog Jovens na Belmonte e adoramos saber que vc gostou do nosso trabalho.
Adoramos também o seu blog.
É ótimo perceber que existem pessoas que se preocupam com a leitura e a faz mais divertida com o recurso da computação.
Esse também é nosso intuito na Biblioteca Belmonte.
Gostaria de entrar em contato com vc via e-mail, pra te contar um pouco melhor do nosso trabalho, o meu mail é: katiapageu@hotmail.com
vamos trocar informações sobre leituras com o recurso da internet e do blog...
Um grande abraço e parabéns pelo trabalho!