18 de setembro de 2009

Tecnologia Assistiva: Uma necessidade Especial



Conheci o termo Tecnologia Assistiva (TA) há menos de um mês com a professora Vanessa Tamizari na premiação Educadores Inovadores da Microsoft, em São Paulo. O projeto da Vanessa, “Tecnologia Assistiva: uma necessidade especial”, desenvolve produtos tecnológicos que auxiliam pessoas portadoras de necessidades especiais a utilizar o computador como recurso pedagógico, desenvolvendo a criatividade e autonomia no contexto escolar.
Junto com seus alunos da Etec Manoel dos Reis Araujo, de Santa Rita do Passa Quatro, a professora diagnostica as dificuldades dos alunos especiais para assim escolher a melhor forma de personalizar o computador. O carinho dos alunos da Etec é tanto que chegam a criar mouses em formato de bichos de pelúcia, caixas coloridas e diversificados tipos de produtos que agradem cada vez mais seu “público alvo”.
É um trabalho acima de tudo que envolve afeição e sentimento. Para os que dizem que as tecnologias são frias e isolam o indivíduo, está aí a prova do contrário. O que precisamos é de pessoas sensíveis como Vanessa e o pessoal da Etec Monoel dos Reis Araújo para torná-las mais calorosas.

by Pepe

Um comentário:

Micheli Vieira disse...

Parabéns pelo lindo trabalho!