15 de agosto de 2013

Troca de experiências em prol da cultura



Instituto é representado nas Conferências de Cataguases, Leopoldina e Além Paraíba

O Instituto Francisca de Souza Peixoto esteve presente na 3º Conferência Municipal de Cultura de Cataguases, Além Paraíba e Leopoldina. A professora e coordenadora da Biblioteca Digital, Andrea Vicente Toledo Abreu, ministrou uma palestra nas duas últimas cidades sobre políticas públicas de cultura, tema de sua pesquisa de mestrado que originou o livro "O Cultivo de Sonhos – Uma cartografia das políticas públicas de cultura da Zona da Mata Mineira".
Em Cataguases, além de mediar o eixo 2 sobre “Produção simbólica e diversidade cultural”, Andrea foi eleita como uma das representantes do município na Conferência Estadual de Cultura, marcada para os dias 25, 26 e 27 de Setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Em Além Paraíba e Leopoldina, Andrea apresentou o cenário cultural na Zona da Mata Mineira e apresentou práticas do Instituto que servem como exemplo como um vídeo do Projeto “Escrevendo com o Escritor”, que engloba diversas atividades culturais como dança, teatro e pintura, além da literatura.
Segundo Andrea, a participação nas conferências é uma ótima oportunidade de conhecer o que é feito na região para trazer o que tem de bom para nossa cidade. “É uma troca de experiências muito interessante para aprimorarmos as ações na região.”
A Conferência Municipal é uma etapa integrante da 3º Conferência Nacional de Cultura que será realizada em Novembro e tem como objetivo a implantação do Sistema Nacional de Cultura. 

Nenhum comentário: