2 de agosto de 2006

Como construir e utilizar os blogs na educação?

Tenho um novo amigo! Cláudio Reche, diretor do Caic Antônio do Santos Cardoso, aqui de Cataguases. Nos conhecemos no I Seminário de Informática na Educação de Cataguases e foi neste momento em que ele se encantou pelos blogs. Desde então não me “deixa em paz” querendo informações de como construir um, o que me deixa hiper feliz e orgulhosa. Sinal de que conseguimos dar o nosso recado. Sendo assim aí vão algumas dicas para o Cláudio e para aqueles que estão iniciando em mais este desafio na rede.
Minha amiga, professora Marli, criou um tutorial que explica passo a passo como criar um blog. Mas gostaria de falar um pouco mais sobre o assunto, pois sei que Cláudio pretende utilizar os blogs com fins educacionais. Pretende inseri-los na rotina de sua escola. Para isto sugiro que antes de qualquer coisa familiarize os educadores com a informática e principalmente com a Internet. Email, Massenger, Fórum e Bate Papos devem passar a fazer parte do dia a dia. Depois desta familiarização consulte o tutorial da professora Marli e crie o seu blog. Existem opções fáceis e dinâmicas para iniciantes. São serviços oferecidos por portais brasileiros e internacionais. Os principais são o UOL Blog (http://blog.uol.com.br) e o Blogger, (http://blogger.com). Todos eles oferecem bons recursos e ferramentas de personalização para montar um blog bacana em suas versões gratuitas. Possuem também vasta documentação para auxiliar blogueiros de primeira viagem.
Depois de construído o blog seu desenvolvimento, as populares postagens, ficarão a cargo da criatividade do professor. Neste ponto da aprendizagem poderá criar o seu próprio e também o dos seus alunos. Os blogs dos alunos podem ser individuais e/ou colaborativos que podem envolver toda turma e amigos de escolas de qualquer lugar onde se tenha um computador ligado em rede.
O professor poderá alcançar diversos objetivos dependendo de sua área de atuação. No blog colaborativo Copa 2006 os alunos estudaram Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática sem falar na interação entre alunos de diferentes partes do Brasil. No Escrevendo com Escritor várias produções (poesias e narrativas) são desenvolvidas em parceria com autores infanto-juvenis. A possibilidade de interação feitas através das publicações e nos recados é um recurso impressionante na motivação dos alunos. É sempre bom ter mapas Mundi e do Brasil no laboratório de informática para podermos mostrar a localização dos amigos virtuais. Outro blog interessante e colaborativo é o Palavra Aberta, criado pela professora Gládis Leal de Joinville, SC. Nele os alunos assistem a vídeos com temas de interesse dos adolescentes e fazem comentários e postagens sobre o assunto abordado.
O blog é uma ferramenta simples de construir, mas capaz de produzir grande repercussão. Nele alunos, professores e aprendizes diversos constroem seu conhecimento e mostram para o mundo seu potencial. Deixam de ser passivos e passam a ser ativos na Net.
Existem infinitas maneiras de se trabalhar o blog na educação. Depende do interesse e dedicação de cada um além, de ser uma ferramenta de trabalho colaborativo. Na internet encontramos pessoas interessantes e interessadas em trabalhar colaborativamente que em muito poderão contribuir para o sucesso dos futuros professores blogueiros.

Bom trabalho, Cláudio!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Andreia,
Será um prazer ter o seu trabalho divulgado no site da Vivencia, nao só pelo concurso, mas também para que mais pessoas conheçam a experiencia.
Veja se consegue cadastra-lo novamente ok?
[]s
Mary

Gládis Leal dos Santos disse...

Amiga. este novo blog tá lindo, cehio de dicas, adorei! Já conferiu a matéria na Nova Escola, estamso lá!!!

Bejinhos
Gládis

Márcia Sales disse...

Parabéns! Adorei seu trabalho!
Conheça o meu BLOG:
http://www.fazendo-blogs.blogspot.com
Se gostar pode divulagr, ok?