27 de abril de 2007

A escrita colaborativa na Internet

Não é novidade que a Internet, se usada com critérios, pode ser de grande ajuda na busca de uma educação de qualidade. Recentemente professores atentos às novas tecnologias passaram a utilizar alguns recursos, como blogs e wiks, para escrever colaborativamente. Publicar suas idéias tem dado aos jovens novo estímulo para escrever. E se estas idéias podem ser lidas e comentadas por amigos de outras cidades, estados e países a satisfação é ainda maior.
Diante da expectativa geral frente à Internet professores, mesmo distante geograficamente, se organizam e elaboram projetos colaborativos para que seus alunos possam interagir. Geralmente o tema da escrita é atual e de interesse dos alunos. Dependendo do assunto, o incentivo do professor quando propõem o trabalho é de fundamental importância, mas na maioria das vezes as propostas são aceitas com entusiasmo.
Um dos projetos que desperta interesse da garotada é conhecer os costumes e o lugar onde moram os amigos, muitas vezes do outro lado do Oceano. Utilizando o Writely, ferramenta de publicação na Internet de fácil utilização, alunos brasileiros e portugueses trocaram idéias sobre como são comemoradas as festas mais tradicionais do calendário e descobriram semelhanças, diferenças e curiosidades jamais imaginadas. Temas como os Nossos Natais, Os Nossos Carnavais e As Nossas Páscoas colocaram brasileirinhos e portuguesinhos de 8 a 12 anos vidrados na telinha dispostos a contar seus costumes e conhecer os dos outros. Trabalho interessante também, encerrado o ano passado foi “O Lugar onde eu moro” onde foi descrita a escola, a rua, o bairro e o estado dos participantes.
Copa do Mundo e Eleições também despertou com facilidade o interesse de alunos de Joinville, SC, Cataguases, MG e Belo Horizonte, MG. Neste trabalho precisaram realizar pesquisas e desenvolver textos diversos, afinal os dois temas deram margem para vários e interessantes textos. Para este trabalho os professores utilizaram o blog, que amplia a interatividade devido a recursos como o espaço para comentários. Assim os amigos podiam comentar os textos incentivando ainda mais a escrita. Aos interessado um tema atual que pode ser trabalhado este ano é o PAN 2007. O alcance dos objetivos é real.
Outra opção para se trabalhar a escrita colaborativa é o wiki. Em 2006 alunos do Brasil e Portugal iniciaram um projeto em que contam a sua história na escola. Com máquinas fotográficas e filmadoras registram imagens e produzem textos onde relatam a sua visão do espaço onde buscam e produzem conhecimento.
Participei e participo de todos os projetos citados neste artigo e é por isto que posso afirmar com certeza que alcancei os objetivos propostos e que nossos alunos hoje são mais independentes, interessados e capazes.

Um comentário:

Fátima Campilho disse...

Olá, Andrea
Conferindo suas valiosas dicas e seus contundentes argumentos.
Já adicionei Toondoo nos meus favoritos: é grátis? Dei uma lida no projeto com wiki, mas não sei como fazer: tem tutorial? Como não tenho curso de informática e sou muito curiosa, gosto de aprender aqui no meu PC.O laboratório da escola onde trabalho está pronto, mas ainda não tem Internet, portanto tenho todo o tempo necessário para uma professora, com 31 anos de magistério, lenta e atualizada. Rss.
Abraços.