1 de setembro de 2008

Arte e Tecnologia

Em uma época em que muitos, entre eles nosso mais recente ministro da cultura Juca Ferreira, buscam separar cultura de arte (assunto que talvez venha a tratar em outra postagem devido à sua complexidade), a apresentação de um “um robô artista que realiza pintura em estilo abstrato gestual baseado em informações em seu código e em imputs do público”, faz-nos refletir sobre o que é ou não arte. O “robô artista” faz parte da mostra “Emoção Art.ficial 4.0”, exposta no Itaú Cultural, em São Paulo. Junto ao nosso artista pós-moderno outras formas de arte ligadas às novas tecnologias podem ser vistas até o dia 14 setembro no Itaú Cultural ou no site, boa opção para os que estão fora da terra da garoa.
Segundo seu criador, o português Leonel Moura, “o artefato gera composições originais, decide por si próprio quando o desenho está pronto e assina no canto superior direito como qualquer artista humano”. Será?! Verdade ou não as produções do “artista” já caíram nas graças do mercado e de acordo com a revista Bravo! chegam a ser vendidas por US$10 mil.

http://www.lxxl.pt/rap1.html

Dessa vez deixo uma dúvida no ar. Olhe a imagem acima e decida você. O RAP (Robotic Action Painter) é mesmo um artista com todos os méritos humanos? Ou será o seu criador o verdadeiro artista? Uma mostra como “Emoção Art.ficial 4.0” coloca-nos para pensar sobre o que pode ser considerado arte?
É isto! See you, later!

Saiba mais sobre o RAP em:

http://www.leonelmoura.com/rap.html

Um comentário:

Márcio Pedrosa Filho disse...

Saudações Andrea,

Parabéns pelas postagens, elas são muito boas.

Desculpe-me o incomodo, mais venho ao seu blog para lhe informar sobre o meu blog. Atualmente criei um blog aonde é abordado assuntos sobre a ciência, cultura e tecnologia. Gostaria que você fizesse parte deste blog, faça uma visita e confira as minhas matérias, tenho certeza que vai ser muito útil para você e seu conhecimento!

http://cienciaculturaetecnologia.blogspot.com

Saudações e até breve!