8 de setembro de 2008

Treinamento para Gestores Culturais

Cataguases teve o privilégio de participar, do primeiro curso de Gestão Cultural oferecido a agentes de cultura pelo SEBRAE através de seu “Programa SEBRAE-MG de Cultura”. A escolha se deu, segundo os organizadores e ministradores do curso Juca, Paula Lacerda e Fatinha, devido ao grande investimento em cultura já realizado na cidade.
O curso tem como principais objetivos “instrumentalizar indivíduos, grupos e setores para empreendedorismo e o protagonismo em atividades culturais; qualificar gestores para sensibilizar as comunidades em relação aos valores e potenciais de suas entidades culturais locais e regionais; ampliar a percepção dos gestores setoriais para o universo cultural, suas relações, interdependências e complementariedades, potencialização a formação da rede de cooperação; e ampliar a inclusão de grupos e setores à margem do mercado”.


Foram aproximadamente sessenta horas de curso onde os participantes refletiram sobre o cenário cultural da cidade, o cenário cultural ideal da cidade e suas posições em relação a este cenário; trabalharam a importância da intercessão entre os temas Cultura, Gestão e Comunicação na formação dos Gestores Culturais; criaram sua Cadeia Produtora de Cultura, relação que se tem entre pessoas, recursos e parcerias, infra-estrutura básica, equipamentos e faz movimentar um grande processo de produção; construíram projetos culturais; ouviram sobre marketing cultural, leis de incentivo; pesquisaram e criaram sua própria definição para Responsabilidade Social e Sustentabilidade; conheceram os cenários de trabalho do Gestor Cultural.
Foram dias de enfrentamento e desafios que certamente refletirão na qualidade do trabalho desenvolvido por cada um dos participantes, o que beneficiará ainda mais os movimentos em prol da cultura. O curso será oferecido para outras regiões em breve.

Um comentário:

Márcio Pedrosa Filho disse...

Olá Andrea,

Iniciativas como esta é 100% positivo para toda sociedade, sem contar que todos que fizeram parte deste evento, de uma forma ou outra, foram incentivados a refletir sobre todos os assuntos abordados, que por sinal, também é outro aspecto 100% positivo para todos.

Ótima postagem e até a próxima.