7 de outubro de 2008

Professor, você encontra dificuldades em incentivar a leitura?

Lendo o caderno de cultura da Folha de São Paulo do último domingo encontrei na reportagem “Os Escolados” a imagem abaixo. Não resistindo ao impulso a escaneei objetivando impulsionar a uma discussão que há muito me persegue, mesmo sabendo que será restritiva devido à diversidade de reflexões a que ela nos remete.
O que diria um educador que insiste que seus alunos das séries iniciais não gostam de ler, frente a esta cena? A responsabilidade do não gosto pela leitura pode ser dada a estes alunos? Parecem perguntas tolas, mas não temo em fazê-las por ouvir a todo instante de professores experientes que não sabem mais o que fazer para despertar o interesse de seus alunos pelos livros. Não tenho respostas a dar, nem me preocupo com isto, minha esperança é fazer com que pensem um pouco a respeito.

Antônio Gaudério - 27.jun.00/Folha Imagem

3 comentários:

Thais C L disse...

Terminei meu estágio no Ensino Médio hoje à tarde. Apesar da pouca experiência, posso afirma que tudo é uma questão de como se trabalha com leitura em sala de aula. Trabalhei vários contos (Machado, Lygia Telles, Júlia Lopes de Almeida) e eles amaram (ainda disseram que nunca nenhuma professora tinha lido textos inteiros com eles!!) Acredito que é só uma questão de motivar para a leitra!!!

Andrea Toledo disse...

Obrigada pelo comentário, Thaís. E com certeza você está coberta de razão. Grande abraço.
Andrea

Leonor Cordeiro disse...

Querida Andrea,
Em primeiro lugar OBRIGADA por participar da blogagem coletiva. Mais uma vez agradeço o seu apoio.
Andrea, posso levar essa sua postagem para o meu blog NA DANÇA DAS PALAVRAS? Acho que a sua pergunta principal nos convida a uma reflexão complexa e necessária.
Vou aguardar a sua autorização.
BJS!