4 de setembro de 2009

Barreiro

Inovador! Este é o adjetivo que melhor define o educador Lucrécio Filho da Escola de Canuanã, mantida pela Fundação Bradesco, em Formoso do Araguaia, Tocantins. Já o tinha escolhido como merecedor do prêmio da Microsoft antes mesmo de conhecê-lo, e foi no hall do hotel onde os educadores inovadores se reuniram pela primeira vez, que pessoalmente, confirmei minhas expectativas. Lucrécio é cativante e antes de ter o resultado da banca que o escolheria como educador inovador na categoria comunidade, já havia conquistado o coração e o respeito de educadores vindos de todo canto do país.
O projeto que lhe deu o prêmio, Barreiro, envolve alunos, professores, funcionários da escola e pais dos estudantes. Seu objetivo, que já vem sendo alcançado, é desenvolver soluções para o lixo produzido pela comunidade onde a escola está inserida, que se acumulava já que a coleta sistemática não faz parte da realidade das pessoas que moram na região, a 250 km da capital Palmas.
No que tange ao trabalho desenvolvido usando às tecnologias, Lucrécio e seus alunos usaram a internet para fazer pesquisas sobre tratamento de lixo que junto à troca de informações entre professores de diversas disciplinas e os integrantes da comunidade, deram origem à ideia de um miniaterro sanitário. O lixo depois da coleta seletiva e da produção da compostagem preenche parte dos buracos cavados pelos integrantes do projeto, que alternam o material com camadas de terra. O trabalho é finalizado com esterco animal e em seguida é feito o plantio de mudas de bananeira. Depois disto as descobertas feitas pelos alunos são levadas novamente ao ambiente virtual e ali compartilhadas com todos.
Aprendi muito com Lucrécio, não só ao que se refere à educação e às tecnologias, mas especialmente na forma carinhosa e educada de tratar as pessoas e de valorizar a simplicidade. Um jeito tocantinense de ser que tive oportunidade, mesmo que tardiamente, de conhecer. Ganhei dele uma boneca feita por uma pajé, sua conterrânea, da qual contarei a história assim que ele, como prometido, me enviá-la.

Nenhum comentário: