30 de outubro de 2009

Políticas Públicas de Leitura

O PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura completa 15 anos de plena atividade em Cataguases. Liderada pela professora Eliane Pessoa, a equipe promove o gosto pela leitura e a escrita entre crianças das escolas da cidade através de contação de histórias oficinas, participação e promoção de eventos literários e publicação de livros.
Para celebrar a data várias atividades estão agendadas. A abertura aconteceu com a palestra “Políticas Públicas de Leitura no Brasil”, proferida pela Prof. Dra. Margarida Salomão da UFJF. Apaixonada pela leitura, Salomão transita com tranquilidade pelo tema e me deixou feliz ao dizer que o conhecimento em informática é uma das mais importantes competências a serem desenvolvidas pelos leitores contemporâneos. Defensora das rádios comunitárias, dos conteúdos livres na Internet e do programa do governo federal, que tem como objetivo a distribuição de um computador por aluno, é uma grande aliada dos que como eu, cai de amores pelas novas tecnologias, especialmente quando relacionadas à educação.
Segundo Eliane “Políticas Públicas de Leitura no Brasil” é o tema discutido nos encontros estaduais do PROLER em 2009 e no 17º Congresso de Leitura do Brasil (Cole). Além da contribuição de Margarida Salomão, o PROLER de Cataguases lançará no dia 5 de novembro mais uma edição do livro “Assim Nasce um Escritor”, construído com textos de alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas da cidade e oferecerá à comunidade mini-cursos nos dias 12 e 13 do mesmo mês, ministrados por profissionais locais e pelo escritor infanto-juvenil Luiz Antônio Aguiar do Rio de Janeiro. Meus aplausos!!!!

Nenhum comentário: