20 de agosto de 2010

Memórias na Rede entrevista sociedade cataguasense

Projeto da Biblioteca Digital registra histórias



Inspirado no Museu da Pessoa como referencial teórico, o projeto do Instituto Francisca de Souza Peixoto, Memórias na Rede, apoiado pela Companhia Industrial Cataguases, iniciou, neste mês de maio, sua segunda edição de registros audiovisuais da história oral da cidade de Cataguases. Desta vez, os jovens entrevistadores, coordenados pela mestra em Ciências Sociais Andréa Toledo, escolheram entrevistados que representam diversos segmentos da sociedade.

O gestor executivo do Instituto, Marcelo Peixoto, inaugurou a primeira rodada de entrevistas com o tema políticas públicas de cultura; seguido da secretária municipal de educação, Rosimere Helena; Galba Ferraz, sobre aspectos históricos; o prefeito Willian Lobo; o biólogo Felipe Parizzi, que falou sobre meio ambiente; e o representante do folclore local, Senhor Zico. Foram entrevistados, respectivamente, por Arthur de Oliveira, Letícia Teixeira, Lucas Lopes, Emmanuel Braga, Lucas Brandão e Isabela Piobelo. Outras entrevistas ainda estão em fase de coleta de dados, previstas para serem executadas até o final de junho. O processo das atividades pode ser conferido no site http://blogs.educared.org/certameninternacional/830/.

A equipe, participante do projeto desenvolvido na Biblioteca Digital Josué Inácio Peixoto, é formada por oito adolescentes da rede pública de ensino e cada estudante tem 30 minutos para gravar as entrevistas, supervisionadas pelo especializando em Televisão, Cinema e Mídias Digitais, Ivaldo Neto, que também auxilia no processo de edição, quando o vídeo tem que ser finalizado em cinco minutos.

Desde 2009 os estudantes participam, semanalmente, de oficinas do Windows MovieMaker, programa da Microsoft utilizado para editar vídeos, além de aulas onde recebem instruções de técnicas de reportagem, oralidade e noções de história.

Na primeira versão do projeto, iniciada em junho de 2009, os integrantes tiveram como foco principal a obtenção de histórias da vida pessoal dos idosos participantes das oficinas de novas tecnologias, ministradas na Biblioteca Digital. O resultado da primeira edição pode ser visto no endereço eletrônico www.blogdavovo.blogspot.com.

De acordo com a coordenadora, além de promover a infoinclusão, o projeto valoriza a história dos participantes e, mais que isso, disponibiliza-a para o conhecimento de toda a comunidade “Nossa missão é tornar a história de cada pessoa valorizada pela sociedade, preservando-a como mais um registro da memória social”, concluiu Andréa.

Fonte: http://www.chica.com.br/noticias/noticiasL.asp?codnoticia=837

Um comentário:

Luísa Alves disse...

Boa noite, Andréia!

Trabalho para divulgar os eventos da Unisinos (http://www.unisinos.br) e estamos promovendo, juntamente com o Instituto Humanitas (http://www.ihu.unisinos.br/), o XI Simpósio Internacional IHU. Neste ano, o tema será O (Des)Governo Biopolítico da Vida Humana.

Vamos contar com a presença de inúmeros professores da universidades nacionais e internacionais. E como o público do evento é de acadêmicos das áreas de humanas de todo o Brasil, pensamos que seria interessante aos leitores do seu blog.

Tenho um release para repassar, se você tiver interesse no tema, ok?

Estou à disposição.