20 de abril de 2011

Polo Audiovisual - Educação é prioridade!

Novidades para Cataguases e Região from WEBVISÃO on Vimeo.


Em 2011, várias ações no campo da educação virão consolidar e dar suporte à proposta de implantação do Polo Audiovisual na região da Zona da Mata mineira. São parcerias firmadas por lideranças locais com importantes instituições de ensino superior.

Entre as novidades, destaca-se o Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que irá acontecer pela primeira vez em Cataguases, em julho, trazendo cursos, oficinas, workshops, exposições, espetáculos e fóruns que irão movimentar a cidade e a região. O evento, que acaba de ganhar nova configuração, vai acontecer na capital mineira e mais quatro municípios do interior do estado: Belo Horizonte, Brumadinho, Cataguases, Diamantina e Tiradentes. “A Universidade é de Minas Gerais, não só de Belo Horizonte. Foi pensando nisso que resolvemos ampliar o circuito de realização do Festival de Inverno. O tema dessa edição do Festival é Cidade, Cultura e Desenvolvimento e em cada cidade terá uma diretriz, em Cataguases será Inovação, tecnologia de ponta”, diz João Antonio de Paula, pró-reitor de Extensão da UFMG.

“Nós estamos trazendo não só o Festival da UFMG, que em si já super importante, mas estamos também trabalhando para trazer a universidade para Cataguases e região. A aprendizagem, a qualificação de profissionais, é prioridade número um para a implantação do Polo Audiovisual, como foi indicado pela Agenda Estratégica de ações para 2011. A boa notícia é que nós mal acabamos de apresentar a agenda e já temos várias e importantes iniciativas nesse sentido”, diz Cesar Piva.

Gestor da Fábrica do Futuro desde 2005, Cesar acaba de se licenciar da Instituição em março passado, para assumir funções junto ao Ministério da Cultura, em Brasília.

“O Festival não vem para Cataguases por acaso, ele vem dentro da perspectiva do Polo. A idéia é atrair a atenção para o Polo, fazer de Cataguases e região uma referência nacional no setor de audiovisual. Para isso nós vamos trazer, de diversos pontos do Brasil e do exterior, especialistas, consultores, gestores, acadêmicos e artistas dessas áreas”, diz o gestor. A vinda do Festival para Cataguases é o primeiro passo para um salto ainda maior, com negociações com a UFMG para a instalação de cursos de graduação e extensão no audiovisual na região.

Outra boa nova é que a Prefeitura de Muriaé já deu a largada rumo à educação audiovisual. A Fundação de Cultura e Artes (Fundarte), em parceria com a Secretaria de Educação, formulou uma proposta de fundação de uma Escola de Audiovisual que vai oferecer formação em nível fundamental para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. O projeto segue para a Câmara dos Vereadores no dia 18 de maio. “A proposta pedagógica da Escola está sendo discutida e planejada, mas pensamos inicialmente, pela demanda apresentada na pesquisa que fizemos no Polo de Cinematográfico de Paulínia (SP), em dar uma atenção especial à área de roteiro”, diz Gilca Napier, diretora da Fundarte e integrante do Comitê Gestor.

E ainda, o CEFET/ Leopoldina apresentou a proposta de um curso piloto de "História e Literatura no Cinema Brasileiro", com o primeiro módulo previsto para ser iniciado ainda esse semestre. Margareth Franklin, coordenadora de extensão do CEFETt/Leopoldina, explica: “o curso vai mostrar a história do cinema brasileiro por meio de uma abordagem histórica e literária, passando pelas obras que marcaram época, como o filme Canudos, ou A Hora da Estrela, por exemplo”.

Disponível em http://fabricadofuturo.org.br/index.php?pag=7&id_noti=157

Nenhum comentário: