24 de maio de 2007

Podcast? Rádio Web?

Uma nova forma de promover a construção de conhecimento caiu nas graças de professores e alunos que usam as tecnologias em benefício da educação. A nova onda são as gravações em áudio. Sites de diversos formatos disponibilizam recursos de gravação de voz e a criatividade vem possibilitando ações em favor do conhecimento. A troca de mensagens de voz, que podem ficar gravadas em sites e blogs, e a rádio web são os mais utilizados. O site Evoca é uma boa opção para as mensagens de voz como pode ser comprovado no blog Palavra Aberta.
E o Podcast? Podcast é uma rádio web que qualquer pessoa pode criar e disponibilizar na Internet. Além das gravações de voz ela ainda oferece recursos para publicação de texto, imagens, músicas e interação com os ouvintes. Seus objetivos podem variar, mas se usada com fins educacionais pode se tornar um excelente recurso para construir o conhecimento, elevar a auto estima, desenvolver a linguagem oral e escrita, levar os projetos e produções dos alunos à comunidade, trabalhar colaborativamente, conhecer as características da linguagem de rádio, respeitar os direitos autorais.
Há muito ouvimos que a escola não deve se limitar a seus muros desconhecendo a realidade de seu entorno. Com a Internet, e neste caso mais especificamente com o Podcast, a comunidade escolar tem a chance de interagir não só com seus vizinhos, mas com todo o mundo virtual. E esta possibilidade, admitamos, é uma excelente maneira de compartilhar nossas vivências e sonhos, trocar idéias, promover ações. Ver seu trabalho reconhecido pela comunidade e por amigos distantes pode tornar o aprendizado estimulante e prazeroso.
Sugiro que experimentem a ferramenta, conscientes do trabalho que será necessário. Para alcançar resultados positivos é preciso o envolvimento de professores, diretores, pais, comunidade. É um exemplo real de trabalho cooperativo que vale a pena experimentar. Ver a rádio pronta e a reação dos ouvintes é imensamente gratificante para profissionais habituados com as tecnologias, imaginem na concepção de uma criança de nove anos. É realmente difícil de explicar. Sendo assim, sugiro que ouçam a Rádio Criança criada aqui no Instituto Francisca de Souza Peixoto e a Rádio Caic Mariano Costa de Joinville, SC e façam suas próprias reflexões.

Para quem quiser se aventurar:

5 comentários:

Anônimo disse...

Andrea, gostei de saber que existe pessoa como você, tão dedicada neste trabalho.
Gostaria de cohece-la e talvez um dia participar do seu trabalho.
Beijocas.
Edna

Fátima Campilho disse...

Andréa,
Entrei no Evoca e esbarrei na língua inglesa. Não consegui passar para o espanhol. Entendi que é pago, mas dão direito a 15 minutos livres. Socorro!
Mais abraços

Enio Oliveira Motorhomeiro disse...

Olá, Sou Presidente de uma entidade esportiva e gostaria muito de montar uma radio-web. pois tenho um desktop e um pc portatil mais alguns componentes, mas nao sei como fazeer pra colocar no ar...
Obrigado..
Enio oliveira
progresso2004@hotmail.com
(67) 3027-6335
www.msciclismo.com.br

Anônimo disse...

Eu estou pesquisando pois também quero colocar uma rádio na web. Não com uma finalidade tão nobre quanto a que você propõe. Algo mais a nível de entretenimento, com músicas segmentadas e alguma interação com o público. Gostei muito também da sua apresentação sobre o objetivo do blog. Espontâneo e muito legal. Parabéns!

Alisson Bento disse...

www.abnix.com.br - Streaming de radio ShoutCast com auto-dj e hospedagem para sites e com melhor custo beneficio da internet so na ABNIX.com.br

Streaming para rádio - 200 ouvintes - Qualidade: 32 kbs - Auto Dj 1 Giga - R$ 10.90

Hospedagem para site - 250 gigas de espaço - trafego ilimitado - servidor nacional cpanel e linux - R$ 10,00

Hospedagem e Streaming de sites e criação de sites em joomla e word press, maceió alagoas e na abnix.com.br ou streaminghospedagem.com e msn suporte@abnix.com.br

Criação de Sites a Partir de 300 reias.