15 de janeiro de 2009

E a reforma ortográfica?

Blog que diz zelar pela cultura e educação não pode deixar de ter no mínimo uma postagem sobre as mudanças na Língua Portuguesa. Polêmicas à parte, acredito que as mudanças são positivas e como a língua é viva naturalmente se transforma. Cabe a nós falantes, leitores e escreventes nos adaptarmos. Acredito sinceramente que em breve o faremos. Para os que estão sofrendo basta pensar no que seria de nós se as mudanças não ocorressem e ainda escrevêssemos: colectivo, amôr, pharmacia, estrêlla, baptizar e outras estranhezas. Viva a Reforma!
O único ponto que anda me estressando é o corretor ortográfico. Ele teima em colocar trema na minha linguiça (tive que escrevê-la duas vezes para que ele aceitasse a nova regra), acentuar minha ideia, a minha jiboia (idem) e não satisfeito destaca em vermelho fosforescente estes meus “erros”.
Pus-me a procurar então, formas para amenizar meu sofrimento. Descobri alguns sites, que disponibilizo no final da postagem, com orientações sobre a reforma, artigos tocados de humor astuto e irreverente e outros que ainda dão dicas de como instalar o corretor ortográfico adaptado à nova ortografia. Vale lembrar que não testei este corretor e não posso atestar sobre sua confiabilidade. E ainda, de acordo com estes mesmos sites, o corretor ortográfico só vale para quem usa o OpenOffice, os usuários do Word ainda terão que esperar por soluções da Microsoft.

Saiba mais:
Corretor ortográfico adaptado à nova ortografia
Revista Nova Escola: novas regras ortográficas

5 comentários:

Adriana Riess Karnal disse...

Andreia(ou Andréa?)rs...Muito relevante teu post com as indicações.Também escrevi sobre as regras, como a língua está em movimento acho que é questão de costume, a nova geração não vai sentir falta do trema.

Camilla disse...

Olá Andrea!
Sou Camilla, professora em Mairiporã/SP e mantenho um blog para professoras, sobre moda e beleza, conteúdos que não falamos muito na nossa profissão e/ou negligenciamos no nosso corrido dia-a-dia. Gostaria de convidá-la a se juntar ao meu blog, numa parte específica onde colocarei os blogs de professoras.
Visite meu blog se tiver interesse!
http://fabulousteacher.blogspot.com
bjoooo
Cahh

Camilla disse...

Oi Andrea!
Já adicionei seus blogs lá no Fabulous Teacher. Depois dá uma olhadinha pra ver se não faltou nenhum ou se vc quer que tire algum!
Um bjãooo
Cahh
http://fabulousteacher.blogspot.com

Anônimo disse...

Sou professora de Língua portuguesa e estou buscando ler tudo sobre a reforma . As dicas apresentadas são muita boas! Valeu!!!!

Anônimo disse...

Sou professora de Língua Portuguesa e as dicas de leitura sobre a reforma da língua são muita boas. Valeu!!!!!