22 de junho de 2009

Vídeo conferência, recurso importante na integração entre crianças de lugares distantes.

Temos que aprender a usar a Internet em prol da educação! Acredito piamente que isto seja possível e relato nesta postagem um exemplo de sucesso que acontece entre escolas brasileiras, portuguesas e francesa.
Desde o início do ano desenvolvemos sob as orientações da professora Emília Miranda, um projeto colaborativo realizado com base no livro O Voo Supersônico da Galinha Galatéia de Cláudio Fragata, onde a escrita, músicas, confecção de trabalhos artísticos com material reciclável e muita alegria são comuns. Depois de muito trabalho através do blog Voo Supersônico resolvemos promover um encontro virtual para trocar idéias sobre o que já foi feito, matar as curiosidades naturais da infância e tentar em meio a uma profusão de sons e emoções (em bom português uma grande e boa confusão) nos olhar nos olhos. Tivemos um convidado especial Les Foltos, estudioso das tecnologias na educação e curioso para saber o que é feito entre crianças de três países tão distantes geograficamente, mas tão próximos nos interesses. E a moçadinha não deixou por menos e falou de tudo um pouco: do livro lido, de futebol, comidas típicas, cantaram juntos e ainda entrevistaram de improviso nosso convidado.
Tivemos mãos geladas e trêmulas, muitos gaguejos e “brancos”, retiradas de aparelho dos dentes “ao vivo” para melhorar a pronúncia, fatos que fizeram o evento ainda mais interessante. Caso vocês queiram se deliciar com as conversas e comprovar que o uso das tecnologias na educação é importante para seu crescimento está tudo gravado no Open Learn, site utilizado para a vídeo conferência. E não adianta deixar recados dizendo que não concordam porque não vou acreditar!!!!

Nenhum comentário: