1 de julho de 2009

O encanto de um escritor

Crianças grandes e pequenas, como Álvaro Ottoni gosta de dizer, estão encantadas e paralisadas com tamanho amor com o qual foram abraçadas pelo 9º escritor que participou do projeto Escrevendo com Escritor. Adepto da pedagogia do afeto e do olhar, Álvaro colocou em prática tudo que ensina a professores de todo canto do Brasil no Instituto Francisca de Souza Peixoto. Abraços, carinhos, sorrisos e coraçõezinhos acelerados não faltaram.

Álvaro é escritor conhecido com mais de 26 livros publicados e 1 milhão de cópias vendidas. Já foi premiado no Brasil com a medalha José Cândido de Carvalho e na Bulgária pela Fundação Balgarsky Houdjonik. Recebeu indicação para o Prêmio Jabuti, empresta seu nome para uma rua em Lençóis Paulista (SP) e para a Sala de Leitura do CIEP Nação Rubro-Negra, Gávea, Rio de Janeiro, em homenagem ao trabalho voluntário que desenvolveu com crianças carentes através da literatura e da contação de histórias. Ele conta que Darcy Ribeiro tinha “medo” dele porque dizia que sues livros “são perigosos; lendo-os voltamos a ser crianças”.

Álvaro também desenvolveu estudos sobre o afeto e o olhar na educação, o que deu origem as palestras e oficinas que desenvolve pelo país afora pela Fundação Biblioteca Nacional e a convite de universidades e governos: A Pedagogia do Afeto e do Olhar e a Arte de Contar Histórias. Apresenta para crianças o seu espetáculo de contação Trelelê-Tralalá, contando e cantando histórias de sua autoria e do folclore brasileiro, e Contos e Causos, este dedicado ao público jovem e adulto. É membro da Academia Friburguense de Letras, Diretor da Biblioteca Pública, e Secretário Municipal de Leitura, a primeira secretaria destinada à leitura no país.

O contato com escritores como Álvaro é fundamental para despertar nos leitores o prazer pela leitura. Este é um dos objetivos do projeto que pelo encanto despertado certamente colherá frutos. Conheça melhor o trabalho no blog Escrevendo com Escritor.

Nenhum comentário: