26 de outubro de 2009

Escrevendo com Escritor no Instituto Claro

Há pouco mais de seis meses foi criado o Instituto Claro, iniciativa que objetiva “contribuir para um novo olhar para a educação, fomentando a reflexão, a discussão e o desenvolvimento de práticas e de oportunidades de aprendizagem inovadoras, lúdicas e inclusivas, explorando o potencial das novas tecnologias de informação e comunicação”.
O diferencial de suas ações está em promover projetos que tem entre suas diretrizes a as tecnologias como aporte à educação. Faz isto através de premiações e reportagens que promovem a troca de experiências e divulga trabalho de escolas e educadores de todo canto do país. Entrevistas com experientes profissionais da área, dentre outros não menos importantes a com os amigos Teresa Jordão e Jarbas Barato, e a realização de fóruns onde há abordagem do tema também são constante. Já foram realizados três desde sua inauguração.
Divide seu trabalho por projetos assim por seus gestores divididos e definidos: Observatório, espaço destinado à experimentação e à discussão do uso de novas maneiras de aprendizado no contexto das novas tecnologias de informação e comunicação; Laboratório, espaço interativo, destinado a prática das iniciativas e ferramentas que usam as tecnologias no processo de aprendizagem; Prêmio Instituto Claro que incentiva a produção de conhecimento e iniciativas que reforcem a aprendizagem inovadora e lúdica; Seminário que contempla painéis sobre a causa do Instituto, exposição dos melhores conteúdos e práticas identificados pelo Portal, seleção do Programa de Reconhecimento, além de contar com a presença de um convidado internacional; Claro Curtas, festival de curtas-metragens que possibilita aos participantes divulgarem seu talento e discutirem temas sociais, por meio da apresentação de obras audiovisuais com duração entre 30 e 90 segundos; e Programa de Voluntariado que direcionado ao público interno, incentiva os funcionários da Claro a se engajarem em ações de voluntariado como uma forma de praticar a cidadania e contribuir para uma sociedade melhor e mais justa.
Eu fui agraciada com uma reportagem fantástica sobre o Escrevendo com Escritor feita pelo jornalista Carlos Giffoni que foi extremamente cuidadoso com nosso trabalho tornando-o bem mais valoroso. Clique aqui para ler mais.

Um comentário:

Carlos Giffoni disse...

Obrigado pela referência, Andrea! Foi uma grande experiência conhecer o projeto tocado por vc e poder divulgá-lo.

Conte com a gente, do Instituto Claro, e por favor, quando tiver, apresente-nos boas ideias como esta, teremos prazer em reportá-las!

Beijos,
Carlos.