15 de junho de 2010

Irradiar

Desde o ano passado comecei a dar meus primeiros passos pelos caminhos surpreendentes do audiovisual através do projeto “Memórias na Rede”.
Com o objetivo de aprimorá-lo me inscrevi no Projeto Irradiar, “oficinas de capacitação e formação de roteiristas, escritores, cineastas e estudantes de audiovisual, com foco em televisão, internet e jogos eletrônicos. O projeto é realizado pelo “Instituto Tempo Glauber”, por meio de um convênio com o Fundo Nacional de Cultura, concedido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura”. Em Cataguases tem o apoio da Fábrica do Futuro e do Instituto Cidade de Cataguases.
Na primeira aula já contamos com o músico, cantor, compositor, arranjador, diretor e produtor musical, David Tygel que ensinou a dar mais emoção a nossos vídeos com a música.
A oficina atual versa sobre fundamentos dramatúrgicos e é ministradada por um dos idealizadores do projeto, Orlando do Senna, cineasta, escritor e jornalista. Eu, além da oficina, conheço e aprendo com sua biografia enquanto leio o livro “Orlando Senna - O Homem da Montanha”, de Hermes Leal. Estou encantada com a capacidade que Orlando tem de nos fazer escrever. Há muito não escrevia ficção e estou feliz com o que produzi que até tive coragem de postar alguma coisa por aqui, o conto da última postagem.
Um carinho especial para a outra idealizadora do Irradiar, a atriz Conceição Senna, que com sua gentileza e carisma torna a oficina ainda mais prazeirosa.
É isto que me encanta em Cataguases, que apesar de ser uma cidade do interior nos proporciona contato com representantes da cultura de todo o Brasil, que muito têm a oferecer, cabe a nós sabermos aproveitar. A expectativa agora fica por conta das próximas oficinas: Dramaturgia Audiovisual, Criação Multimídia, Roteiro para Programas de Televisão, e Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. Volto depois para contar.

Nenhum comentário: