1 de julho de 2012

O Cultivo de Sonhos

Espetáculo: A Bela e a Fera
Grupo de Dança do Instituto Francisca de Souza Peixoto - Cataguases - MG

Dei início na última semana a um desafio: a organização, atualização e a publicação de minha pesquisa de mestrado, “O CULTIVO DE SONHOS: uma cartografia das políticas públicas de cultura na Zona da Mata Mineira”, realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora quando mapeei as políticas públicas de cultura em nossa região. Tudo isso será possível porque tive um projeto aprovado na lei Estadual de Cultura de Minas Gerais e conto como patrocínio da empresa Bela Ischia. Além da publicação, realizarei palestras com o professor do departamento de Ciências Humanas da UFJF, André Moysés Gaio, nas cidades de Além Paraíba, Astolfo Dutra, Cataguases, Juiz de Fora, Leopoldina, Muriaé, Ubá e Viçosa. Ação que ajudará a multiplicar e esclarecer as informações contidas no livro: o conceito de cultura; a literatura internacional e os autores brasileiros sobre o tema; políticas públicas de cultura no Brasil; as revistas culturais e os cadernos de cultura dos principais jornais; as leis de incentivo à cultura e análise e interpretação das políticas públicas desenvolvidas nas instituições promotoras de cultura na Zona da Mata Mineira.

O objetivo deste trabalho é conhecer o crescimento, a expansão e a modernização das políticas públicas de cultura na Zona da Mata Mineira e contribuir no sentido de retirar a política cultural do relativo adormecimento em que se encontra e trazê-la para o debate político da região, visando a criação de novas políticas para o setor.

Admito minha pretensão, pois almejar apresentar aos trabalhadores e amantes da cultura o panorama atual das políticas públicas de cultura na nossa região não é tarefa simples. Além disto, ainda desejo que as práticas apresentadas sirvam de arquétipo para as cidades formando uma espécie de intercâmbio cultural o que potencializará seu crescimento. Sua relevância - que a modéstia não me devore a medula - está em divulgar as políticas públicas de cultura realizadas na Zona da Mata Mineira, o que servirá de incentivo e inspiração para os trabalhadores da cultura na região; em ser importante fonte de divulgação das iniciativas culturais o que ajuda a promovê-la junto aos meios acadêmicos e políticos; na existência de um tópico que trata das leis de incentivo federal, estadual de Minas Gerais e municipais da região da Zona da Mata, que ajudará o leitor a compreendê-las e assim fazer melhor proveito das mesmas; e por último, mas não menos importante, ser instrumento para trazer para o debate político as políticas de cultura. Espero poder contribuir para a potencialização das políticas culturais já existentes e incentivar novas ações.

Nesta fase do trabalho os dados da pesquisa estão passando por atualizações e na medida em que os for atualizando vou disponibilizá-los neste blog como forma de prévia do trabalho  final.

Até breve!

Nenhum comentário: