30 de setembro de 2013

Instituto participa do V Fórum Estadual de Pontos de Cultura



 Nos dias 23 e 24 de setembro, José Francisco Alves (Pathê) e Andrea Toledo estiveram em Belo Horizonte representando o Instituto Francisca de Souza Peixoto no V Fórum dos Pontos de Cultura. O Fórum se propõe a promover a troca de saberes, vivências e experiências entre representantes dos 180 projetos conveniados desde o início do Programa Cultura Viva.

Estiveram presentes em uma Mesa de Debates a Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, o diretor da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), Pedro Vasconcellos, que falou sobre o Redesenho do Programa Cultura Viva, da continuidade das ações dos Pontos de Cultura, dos novos editais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a Superintendente de Interiorização da SEC/MG, Manuella Machado, que apresentou o panorama dos Pontos de Cultura no Estado. O encontro também foi uma oportunidade para se discutir novas propostas para o Programa Cultura Viva no Estado.

Os Pontos de Cultura são ações de cunho cultural desenvolvidas pela comunidade que ganham o reconhecimento do Estado e passam a receber aporte de recursos para aplicar conforme plano de trabalho próprio. São selecionados por edital público e são responsáveis por articular, expandir e impulsionar ações culturais que já desenvolvem nas comunidades.

Atualmente, o Instituto não recebe recursos, mas Pedro Vasconcellos aconselhou que no próximo edital a entidade se inscreva para se transformar em Pontão de Cultura, atendendo a comunidade e também servindo de apoio para as instituições culturais de toda Zona da Mata.

Segundo Andrea, a ideia recebeu o apoio de representantes da região, exemplo disso, é que o diretor do Museu de História e Ciências Naturais de Além Paraíba, André Martins Borges irá colaborar na elaboração do projeto que será enviado ao Estado. “O município de Cataguases, assim como o Instituto, são conhecidos e muito respeitados pelas ações culturais que desenvolvem e a possibilidade do segundo se tornar Pontão potencializará estas ações”, concluiu Andrea.




Nenhum comentário: