3 de março de 2008

Visíveis e Acessíveis

A Internet é um universo pelo qual me interesso profundamente devido a ações de relevância que tornam possíveis com um mínimo de tempo e esforço como a interação e pesquisa, por exemplo. Mas uma outra possibilidade que vem proporcionando, e tem há algum tempo chamado minha atenção é a visibilidade que oferece às pessoas, grupos e projetos antes, talvez, fadados à obscuridade. O exemplo da educação já é conhecido neste blog e gostaria de chamar atenção nesta postagem para grupos musicais, de teatro, de jovens interessados em temas diversos como cultura, política, audiovisual e temas tão diversos quanto a própria rede. Todos têm a oportunidade de mostrar sua “cara” e suas idéias, e exemplos são fáceis de encontrar.
A “Revista Multimídia Zinema é um fanzine virtual que propõe aliar cultura, comunicação, educação e cidadania, com enfoque especial na contemporaneidade e nas suas relações com a produção audiovisual e as novas tecnologias para difusão de projetos inovadores e de fomento às políticas públicas.” Foi criada, elaborada e é mantida por um grupo de jovens cataguasenses de formação diversificada, Administração de Empresas, Jornalismo, Sistema de Informação, e tem como objetivo a “reflexão sobre a organização comunitária e coletiva do trabalho cultural e intelectual na Internet”. Vale a pena se inteirar!
No mês de Fevereiro a “Revista Bravo” trouxe uma matéria mostrando a importância de blogs, Orkut e do YouTube na promoção da comédia brasileira, onde artistas antes desconhecidos são transformados em celebridades, mantendo teatros lotados.
O site de relacionamentos “MySpace, serviço de rede social que utiliza a Internet para comunicação on-line através de uma rede interativa de fotos, blogs e perfis de usuário se tornou popular devido a sua habilidade em hospedar MP3 fazendo com que muitas bandas e músicos aderissem, tornando assim suas músicas acessíveis a milhões de internautas.
Estas são algumas das milhões de possibilidades que a rede oferece, portanto, aos interessados fica a dica para que criem seus sites e blogs, divulguem suas idéias, cantem suas músicas, declamem suas poesias, interpretem, mostrem a todos do que são capazes. A internet nos tornou visíveis e acessíveis ao mundo.

Nenhum comentário: