7 de março de 2007

Perigos na Net – É necessário cuidar

Não sou especialista no assunto, muito menos tenho respostas corretas para dar, mas como meu objetivo neste blog é dar dicas e apontar possíveis caminhos, resolvi escrever um pouco sobre uma questão que aflige pais e educadores de jovens em todo o mundo.
Os perigos do mau uso da internet, apesar de parecer, nada tem de virtuais. A preocupação que ronda é bem real, tem fundamento e não pode passar despercebida. De acordo com o site português Miúdos Seguros na Net estão entre os principais: o conteúdo, os contatos e comércio. Na Web a criança e o adolescente podem ser levados a sites impróprios que fazem apologia a drogas, pornografia, ódio, violência, racismo. Os populares bate-papos, comunidade de relacionamento e jogos virtuais facilitam o encontro com pessoas de má fé. E finalmente comerciantes desonestos vislumbram neles alvos fáceis para suas propagandas e discursos duvidosos. No entanto, acredito que problemas como estes apesar de sérios podem ser contornados se oferecermos educação e orientação de qualidade.
Não é novidade para nenhum pai ou educador conversar com seus filhos e alunos sobre os perigos do mundo real. É muito comum se ouvir as recomendações: “Não fale com estranhos!”, “Fique longe das drogas!”, “Não beba!”, “Cuidado com as más companhias!”. Frases como estas acompanhadas de reflexões e bate papos com certeza surtem efeito e podem ajudar a evitar situações desagradáveis para a família. Devemos então, aprender a orientar também no mundo virtual. Conversas sem agressividade e com as devidas explicações são sempre bem vindas. Sempre pergunto aos professores em minhas aulas ou palestras o que o instinto os leva a fazer quando alguém diz, por exemplo: “Não olhe agora!” ou “Não entre ali!”, sem nenhuma explicação prévia. No que elas respondem imediatamente: “Olhar!” ou “Entrar!”. Não é difícil concluir que para um jovem em formação resistir a ordens sem argumentos é muito mais fácil. Não acredito em respostas prontas, acredito no bom senso.
Como disse no início deste texto minha experiência não me da respaldo para afirmar com certeza o que fazer em situações de perigo decorrentes do mau uso das novas tecnologias. O que posso é sugerir pessoas e leituras que podem ser úteis. Um dia desses recebi um email da Dra Carolina Aguiar e descobri que muita de minhas idéias são parecidas com as dela por isto sugiro a consulta de sua proposta de trabalho no site www.catm.adv.br e nos links a seguir:


http://www.navegueprotegido.org/recomendacoes_gafes.asp

7 comentários:

Marli disse...

Querida Andrea!

Você não tem diploma de especialista em segurança na net, mas como pesquisadora e usuária responsável, é mais do que indicada para aconselhar posturas adequadas aos nossos jovens. Junto com a orientação de usos das ferramentas interativas, precisamos também nos preocupar com essa parte. Afinal é o mundo que está na rede, com tudo o que tem de maravilhoso e também destrutivo. Abração!

Anônimo disse...

Veja tb este blog: http.//emalerta.blogspot.com

Anônimo disse...

Obrigado pela visita ao EmAlerta e pelas simpáticas palavras.

Vitor R.

Lúcia Araújo disse...

Olá Andréa,obrigada pela visita no Boteco Escola, seja bem vinda.
Sou aluna do 4º ano de pedagogia da Universidade São Judas Tadeu.
Fiquei emocionada com a história da Leilinha, no qual vc descreveu.
Faça-me uma visita:projetossociais.wordpress.com

Tito de Morais disse...

Estimada Professora Andrea Toledo,

Obrigado pela referência ao site do Projecto MiudosSegurosNa.Net. Já agora aproveito para lhe deixar o endereço do respectivo blogue em http://MiudosSegurosNaNet.Blogs.Sapo.Pt.

Sobre a semelhança de pontos de vista entre mim e a Drª Carolina Aguiar é bem verdade. Somos amigos e nos correspondemos com alguma regularidade.

Cumprimentos

Tito de Morais

Andrea Toledo disse...

Marli, Vítor, Tito Moraes, Lúcia. Obrigada pelo apoio e incentivo. É bom encontrar pessoas preocupadas com a segurança de nossos jovens na rede.
Abraço a todos!

Carolina Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.